Elton John – Wonderful Crazy Night (2016)

Elton John nos ensina como ser relevante depois de quatro décadas de carreira  

por Gabriel Sacramento

Sir Elton John vem se esforçando para continuar relevante nos dias atuais e fugir do comodismo de ser uma grande estrela do pop/rock mundial. Nos últimos anos, o cantor inglês tem lançando bons discos que buscam, sobretudo, trazer de volta sua música dos tempos de ouro.

Com uma carreira extensa e de sucesso invejável, o pianista e vocalista é um dos artistas mais bem sucedido de todos os tempos, no que se refere a vendagens e singles nas paradas de sucesso. Mas John não caiu na armadilha de se acomodar e confiar somente no êxito de seus discos antigos: o cantor tem trabalhado para trazer novas canções e conceitos para tornar sua produção digna de atenção no século XXI.

Prova dessa incessante busca do artista por renovação musical está presente no álbum The Union, de 2010. Neste disco, Elton John dá voz a todas as canções em dueto com Leon Russel (que, por sinal, é compositor de uma das músicas mais bonitas da história da humanidade – “A Song for You”). The Union traz composições e participações especiais de variados artistas (Neil Young, por exemplo). Como pode-se notar, lançar um disco no formato dueto é algo bem interessante, e que se diferencia do formato convencional.

Depois do dueto, John lança The Diving Board em 2013, que enfatiza a volta do famoso formato bateria-baixo-piano. Com ótimas canções, Elton esbanja delicadeza e classe quando senta para tocar melodias e harmonias fantásticas em seu piano. Prosseguindo na linha do tempo (três anos depois) Elton John rouba o foco para si ao lançar Wonderful Crazy Night.

elton john wonderful crazy night3

O disco novo marca a volta da Elton John Band, que não gravava com ele desde o The Captain and The Kid (2006). A produção é do veterano T-Bone Burnett, que há anos acompanha o cantor. A parceria também se manteve nas letras – John trabalha novamente com o poeta Bernie Taupin.

O disco abre com a faixa título, que traz uma ótima linha de baixo que caminha pelo arranjo, ao lado com o piano do Elton, que lidera aqui. A letra versa sobre momentos especiais que são difíceis de esquecer. O piano do inglês também conduz a roqueira “Looking Up”, que traz um ritmo contagiante. No mais, o disco é repleto de canções que demonstram a sofisticação de Elton John na composição de melodias fantásticas: “In The Name of You”, “Claw Hammer”, “Blue Wonderful”, “I’ve Got 2 Wings”. Todas com implícitas referências à country music e ao blues.

Vale o destaque especial para a melhor faixa do disco – “A Good Heart”, que é daquelas que você ouve repetidas vezes – e pode ser que você venha a derramar lágrimas enquanto a ouve. As melodias e harmonias das músicas do disco são sensacionais (aliás, o melhor do que o Sir inglês sabe fazer).

Na realidade, a grande força de Wonderful Crazy Night está nas baladas. Baladas que sempre foram a especialidade do britânico. “Your Song”, “Someone Saved My Life Tonight” e “Border Song” não me deixam mentir. Embora ele também seja genial tocando rock e colocando seu piano perfeitamente entre os arranjos cheios de energia e ritmos alegres.

elton john wonderful crazy night4.jpg

Claro, o britânico compilou neste disco músicas típicas do seu estilo. Não há nada revolucionário ou totalmente diferenciado do que ele já fez, mas o disco consegue com sucesso trazer à memória bons momentos dos anos de ouro do cantor, especialmente da década de 70.

No geral, Wonderful Crazy Night é um excelente disco. O título e a capa são os únicos fatores negativos do álbum, mas considerando que esta não é a pior capa do cantor, isso é até perdoável. O título é cafona e faz alusão à um disco festeiro, o que não é. Uma prova disso é que temos pouco de rock e mais baladas.

Elton John sabe o que faz. E aqui, ele mostra que está sabendo aproveitar sua experiência para produzir boa música. Ele nunca para de nos surpreender com seu talento incrível para composição de pérolas. Wonderful Crazy Night é uma prova de que a boa música dos anos 70 não morreu por lá.

elton john wonderful crazy night5.jpg

escut652_wp Autor

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.