Spraynard – Mable (2015)

spraynard-mable

Punk pop, sem brincadeiras

por brunochair

Este ano, Tom DeLonge apresentou ao público o disco To The Stars… Demos, Odds and Ends, em que surgem algumas amostras do que o cantor levaria de criação ao Blink 182 – caso não tivesse havido o desentendimento entre os integrantes e a consequente saída dele da banda. O disco traz algumas músicas e muitas ideias inacabadas, mas mesmo dali percebe-se o clima bem mais sério que o (agora) ex-cantor do Blink 182 depositou em suas canções.

Não se sabe se este também será o destino do disco novo do Blink 182 com o seu novo vocalista (Matt Skiba) mas o tom mais sério e indagador diante da vida e suas esferas política, cultural e social parece ter contaminado todo o punk pop. Bandas que eram consideradas irônicas, misto de boa música e comicidade agora soam sisudas, especulativas, descrentes da vida. 

Processo parecido ocorreu com a banda Spraynard. A banda tornou-se conhecida no meio do punk pop com o disco de estreia Cut And Paste, de 2010. Neste disco, além das melodias alegres e coloridas comuns ao punk pop, há um sem-número de referências ao seriado Simpsons, tornando o disco uma referência da cultura nerd e atraindo um tipo de público diferenciado.

Spraynard

Mable, o quarto disco da banda, continua apresentando aquele clima bem veranista comum ao punk pop, mas o foco das letras e a atitude mudaram. Reflexões sobre a existência e sobre gênero permeiam as canções do disco, que apresenta uma parte sonora convincente, e que pouco se alterou desde o disco de estreia. Portanto, a roupagem é a mesma – o que mudou foi a essência do Spraynard.

Para quem curte o gênero, o Spraynard consegue preencher bem o espaço (musicalmente falando) que o Blink 182 ainda não preencheu em 2015. Resta saber se todas as bandas de punk pop seguirão a mesma tendência de seriedade – sinal dos tempos, passagem para uma fase mais adulta?

A acompanhar.

escut652_wp Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *